A dieta sem resíduos inicia-se dois dias antes e não no dia anterior.
2. Preparo para pacientes com COLOSTOMIA com o coto retal: fazer o preparo igual aos demais pacientes, mas realizar também a lavagem do coto retal com o Fleet enema ou Phosfoenema—130ml—2 unidades.
1- Escore 0 da escala de Boston: segmento colônico não limpo, com mucosa não visualizada, devido a fezes sólidas que não podem ser removidas.
2- Escore 1 da Escala de Boston: mucosa parcialmente visualizada, porém outras áreas do segmento não visualizadas devido à coloração, a fezes sólidas ou a líquido opaco. 3- Escore 2 da Escala de Boston: pequena quantidade de resíduos fecais ou líquido opaco, porém boa visualização da mucosa do segmento. 4- Escore 3 da Escala de Boston: toda mucosa do segmento bem visualizada e com clareza, sem resíduos fecais ou líquido opaco. Para fins de análise de preparo, graduações menores que 5 na escala de Boston são consideradas insatisfatórias. |
♦ Leucócitos – A presença de alterações inesperadas no leucograma de pacientes assintomáticos é inferior a 1%, e mesmo quando tais alterações ocorrem, nenhum estudo mostrou ter havido alteração das condutas médicas tomadas ou mudança de prognóstico. Doença mieloproliferativa (caracterizam pelo aumento de alguma das células sanguíneas – como plaquetas, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos – ou mesmo todas elas) ou leucopenia (é quando o número de glóbulos brancos, que são as células de defesa do sangue, está baixo).
♦ Plaquetas – Nos estudos publicados, a incidência de alterações da contagem de plaquetas em pacientes assintomáticos varia de 0,9 a 8%. Mais importante, em somente 0,02% dos pacientes com contagem plaquetária alterada houve necessidade de mudanças na conduta médica.
♦ Testes de coagulação – Em pacientes assintomáticos, os testes de coagulação podem revelar resultados anormais, sendo as porcentagens em torno de 1% em relação ao TAP (RNI) e de até 16% em relação ao PTT. Em nenhum estudo, estas alterações se correlacionaram a risco aumentado de sangramento.
b- Varfarina: pare 5 dias antes, mas com aprovação do seu médico.
c- Ticlopidina ou clopidogrel: pare 7 dias antes, mas com aprovação do seu médico.
Esquemas de preparação intestinal tipicamente incorporam modificações dietéticas junto com os laxantes orais.
.
a- Líquidos vermelhos e escuros podem ser confundidos com sangue no cólon ou podem obscurecer os detalhes da mucosa e devem ser evitados.
.
b- Líquidos claros podem ser tomados até 2 horas antes do procedimento.
.
c- Uma dieta com poucos resíduos, quando evita alimentos contendo sementes e fibrosas, é recomendada no dia anterior ao exame e tem demonstrado ser tão eficaz quanto a dieta líquida clara que está associada ao aumento da satisfação do paciente. Não existe recomendações para dietas pobres em fibras além de 24 horas antes do exame.
.
A- No dia anterior ao exame até as ______ horas (duas horas antes de iniciar o lactitol ou a lactulose) só pode beber e comer: água, chá, suco claro coado (coador de pano), refrigerante, pão branco, biscoito água e sal, margarina, geleia clara, banana e melão maduros, arroz branco, batata cozida, macarrão branco e carne branca (frango ou peixe).
.
A ingestão de qualquer alimento que contenha resíduos dificulta o preparo. Aumenta as taxas de preparo inadequado diminuindo a qualidade da colonoscopia. Alimentos livres de fibras diminui a densidade dos resíduos fecais facilitando a limpeza do intestino.
.
Não coma os seguintes alimentos:
1- Leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja em grão).
2- Grãos, farelos e farinhas integrais (arroz integral, linhaça, aveia, cevada, milho, trigo). Pães e biscoitos integrais (centeio, farinha integral, milho).
3- Cereais instantâneos e matinais.
4- Vegetais (agrião, alface, abóbora, abobrinha, aipo, aspargos, beterraba, brócolis, couve, acelga, batata-doce, rúcula, escarola, erva-doce, espinafre, repolho, salsa, cebolinha, cebola, cenoura crua, couve-flor, milho verde, nabo, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, tomate cru, vagem).
5- Frutas (abacate, abacaxi, ameixa fresca, ameixa seca, amora, caju, cereja fresca, coco fresco e/ou seco, damasco seco, figo fresco e/ou seco, goiaba, kiwi, laranja (com o bagaço), maçã com casca, manga, maracujá, mamão, melancia, melão, tangerina, morango, nectarina, pera com casca, pêssego com casca, tâmara, uva fresca e passa.
.
Durante o exame, os grãos ou resíduos aspirados com o líquido que fica no seu intestino podem obstruir o canal de aspiração do aparelho, obrigando a interrupção da colonoscopia.
.
B- Das ______ horas (duas horas antes de iniciar a tomar o lactitol ou a lactulose) até às ______ horas (duas horas antes do início do exame) só pode tomar líquidos claros como: água, refrigerantes, chás, gatorade e similares (limão ou citrus), gelatina (limão ou abacaxi), refresco (limão ou abacaxi) e água de coco.
.
Tome no mínimo 2 litros de líquidos desde o dia anterior. Tomar mais líquidos é importante para evitar a desidratação durante o preparo.
O início, neste momento, da dieta restrita a líquidos objetiva reduzir as taxas de preparo inadequado. A ingestão de outros líquidos e alimentos retarda e reduz o efeito dos remédios utilizados na limpeza do intestino.
.
C- Às ______ horas (2 horas antes do exame) inicie o jejum absoluto. Não pode comer e beber. O jejum absoluto objetiva impedir a aspiração, conteúdo gástrico refluindo para o pulmão, no caso de vomitar durante a sedação. Portando o jejum de 2 horas para líquidos límpidos é suficiente para promover exames colonoscópicos com segurança e qualidade.
.
Alimentação após a colonoscopia: traga um pequeno lanche como um suco pequeno de caixinha com biscoitos, salgados e bolachas ou frutas que será liberado de 30 a 40 minutos após o exame.
.
Compre os três remédios em farmácias normais.
.
a- Picossulfato sódico – solução oral gotas – 1 frasco.
.
b- Simeticona (Dimeticona) – solução oral gotas – 15 ml – 1 frasco.
.
c- Lactitol – 1 frasco de 200 ml ou 2 frascos de 120 ml (240 ml) ou, caso não ache, lactulose – 120 ml – 2 frascos (240 ml).
.
Dividir o preparo na véspera e 6 a 8 horas antes da colonoscopia resulta: Aumenta as taxas de preparo adequado quando comparado à ingestão de toda a preparação no dia ou noite antes da colonoscopia. Aumenta a taxa de detecção de adenomas. Melhora a tolerância do paciente, conforme demonstrado por uma maior disposição em repetir o procedimento usando a mesma preparação no futuro. A segunda medicação, iniciada entre 6 a 8 horas antes do início planejado da colonoscopia, permite tempo suficiente para o paciente completar a dose, ter a resposta desejada, e ir para a Clínica onde a colonoscopia será realizada. O tempo ideal entre a colonoscopia e a última dose do preparo é de 4 horas.
.
Picossulfato sódico
Estimula o funcionamento do intestino, proporcionando um efeito eficaz e suave. Atua localmente na mucosa (revestimento interno) do intestino, estimulando as contrações normais e promovendo o acúmulo de água e substâncias como o sódio e o potássio no intestino; isto estimula a eliminação das fezes na região mais baixa do intestino.
.
Seu início de ação ocorre de 6 a 12 horas após a ingestão. Neste momento aumenta o efeito do lactitol ou da lactulose.
.
Simeticona (Dimeticona)
.
Simeticona promove a depuração de gases excessivos no trato gastrointestinal reduzindo o inchaço, desconforto abdominal e dor abdominal, e melhora a visualização do trato gastrointestinal.
.
No geral, a simeticona não altera significativamente a qualidade do preparo intestinal; no entanto, reduz o número de bolhas presentes, o que pode melhorar a visualização do cólon.
.
Lactitol
.
◊ Tem metabolismo semelhante ao de uma fibra alimentar.
◊ Quase 100% da dose administrada não é absorvida.
◊ Passa inalterado para o intestino grosso.
◊ Não afeta os níveis de glicose ou insulina no sangue.
◊ Melhor tolerabilidade, boa eficácia em limpeza de cólon sem os eventos indesejáveis dos demais laxantes osmóticos.
◊ Não há relato da elevação dos níveis de hidrogênio e metano intestinais (gases explosivos).
.
Lactulose
.
◊ É um dissacarídeo sintético derivado da lactose.
◊ Não pode ser decomposto nem ser absorvido pelo intestino delgado.
◊ Entrando no cólon, a lactulose é decomposta pelas bactérias, acidificando e aumentando a pressão osmótica na luz do cólon, causando o aumento da retenção de água e eletrólitos e também acelera a motilidade intestinal.
◊ A solução de lactulose mostra ótima capacidade em limpar o intestino, facilitando a detecção de pólipos e lesões intestinais, validando o seu uso no preparo antes da colonoscopia.
◊ Tem um sabor mais doce e é bem tolerada. As reações adversas são principalmente sintomas gastrointestinais, como náuseas, vômitos, dor abdominal e plenitude abdominal.
.
O lactitol e a lactulose apresentam resultados semelhantes quanto a limpeza do intestino e tolerância ao uso.
.
I- Início do preparo: Dia anterior ao exame. ___/___/___; __________.
Às 18:00 horas coloque 100 gotas do picossulfato sódico em ½ copo de água (copo americano ou lagoinha) e tome em duas tomadas com intervalo de 10 minutos. Pode não fazer muito efeito. Se deve ao início de ação ocorrer de 6 a 12 horas após a ingestão. Neste momento aumentará o efeito do lactitol ou da lactulose.
.
II- Término do preparo: Seis a oito horas antes do exame. __/__/__; ______________.
Seis a oito horas antes do exame (o tempo ideal entre a colonoscopia e a última dose do preparo é de 4 horas), ou seja, às ____ horas, coloque 800 ml de água em uma vasilha e acrescente todo o frasco de 200 ml do lactitol ou todos os dois frascos de 120 ml da Lactulose ou lactitol (240 ml) e todo o frasco de 15 ml da Simeticona (reduz a quantidade de bolhas no intestino, melhorando a visualização do cólon e reduz o tempo do exame).
.
Tome toda a solução (1 litro) usando 1 copo de +/- 150 ml (copo americano ou lagoinha) a cada 10 minutos (se tolerar bem) ou 15 minutos (se sentir náuseas ou estômago cheio). Procure tomar o copo devagar em pequenos goles, podendo gastar de 2 a 3 minutos (a tomada rápida da solução por causar sensação de plenitude abdominal, náuseas e vômitos, porque a passagem pelo estômago é lenta e não é absorvida).
Se apresentar náuseas ou vômitos, tome 1 comprimido de ondansetrona – 4 mg ou metoclopramida – 10 mg, aguarde 20 minutos e reinicie.
.
Você irá ao banheiro mais de 6 vezes. As evacuações finais deverão estar líquidas e claras ou um pouco amareladas e sem fezes, se isto não ocorrer ligue para o meu telefone celular – (31) 99217-3218 – para nova orientação.
.
Durante o preparo intestinal você não pode ficar deitado direto, faça caminhadas dentro de casa.
.
É obrigatório que o paciente com idade inferior a dezoito anos e não emancipado ou que tenha sido considerado legalmente incapaz esteja acompanhado pelo responsável legal.
Termo de consentimento informado
.
Orientações para a realização da COLONOSCOPIA
.
A colonoscopia consiste na introdução de um aparelho flexível através do ânus para o exame interno do intestino grosso e, às vezes, da parte final do intestino delgado. O índice de sucesso ultrapassa os 95%, mas em alguns casos (menos de 5%), o exame será incompleto, como observado na literatura médica.
.
Você realizará um exame seguro e confiável, para tanto, serão administradas medicações analgésicas através da veia antes do início do exame. O objetivo é diminuir a ansiedade e o desconforto, facilitando a realização do exame. Existem riscos, embora pouco comuns, passíveis de ocorrer: apneia, arritmias cardíacas, reações anafiláticas, aspiração pneumonia, enfisema pleural, derrame pleural, abscesso à distância, infecção, entre outras.
.
É importante que siga o preparo corretamente para que o exame seja completo, seguro, rápido e tranquilo.
.
Quando a colonoscopia é apenas para diagnóstico a incidência de complicações é muito baixa, variando, de acordo com a literatura, de 0,05% a 0,3%. A mais frequente é a perfuração do intestino.
.
Algumas vezes, durante a colonoscopia, são encontrados pólipos (nódulos). Lesões que podem evoluir para o câncer de intestino e, portanto, a sua retirada durante a colonoscopia evita o desenvolvimento do câncer de intestino.
.
A retirada dos pólipos com mais de 10 mm (cirurgia), durante a colonoscopia, aumenta a risco de complicações para até 3%, sendo a mais frequente a hemorragia mesmo após a cauterização e pode acontecer até 15 dias após o ato cirúrgico. Manifesta pela saída de sangue vivo ou coagulado pelo ânus misturado ou não às fezes. A hemorragia que ocorre imediatamente após o ato cirúrgico pode ser controlada durante a cirurgia, mas mesmo assim pode sangrar novamente.
.
A EndoColono Serviços não funciona como pronto atendimento e não atende urgências e emergências, portanto as complicações hemorrágicas ou perfurativas tardias que ocorrem horas a dias após a colonoscopia terão que ser atendidas inicialmente nos prontos atendimentos conveniados ou públicos próximos a sua residência. Assim que você for atendido entre em contato comigo para novas orientações.
.
Após o exame siga as seguintes recomendações:
.
a- É importante beber uma grande quantidade de líquidos para repor as perdas.
.
b- Procure ficar em casa de repouso, evitando esforços nas próximas 12 horas.
.
c- Não use bebidas alcoólicas nas próximas 12 horas.
.
d- Não tome nenhuma decisão importante nas próximas 12 horas.
.
e- Não dirija e não exerça atividades que exijam atenção ou possa feri-lo nas próximas 12 horas.
.
f- Dê preferência a alimentos de fácil digestão conforme aceitação e pode iniciar logo após ser liberado pelo médico.
.
O que você poderá sentir após o exame?
.
Sonolência: em função dos efeitos da medicação analgésica. Apenas descanse.
.
Cólica abdominal: relacionada à injeção de ar no intestino durante o exame, e que melhoram à medida que forem eliminados. Pode tomar 60 a 100 gotas de Simeticona após o exame e repetir à noite e também pode tomar um a dois comprimidos de Hioscina Composto (proibido para alérgicos a dipirona). Procure andar um pouco em casa ou deitar de barriga para baixo para auxiliar na eliminação.
.
Náuseas e vômitos: poderão ocorrer devido à medicação sedativa. Nessa situação deverá permanecer em repouso deitado por mais tempo. Pode tomar tome 1 comprimido de ondansetrona – 4 mg ou metoclopramida – 10 mg.
.
Comunique-se comigo (31) 99217-3218 ou procure o pronto atendimento mais próximo caso sinta:
.
Dor abdominal forte e contínua.
.
Sangramento intestinal em maior quantidade.
.
Febre.
.
Solicito a confirmação de que entendeu as informações prestadas neste termo de consentimento e me dê autorização para realizar a colonoscopia diagnóstica e a retirada de pólipos com mais de 10 mm.
Agradeço a sua confiança.