Doenças Tratadas pelo Coloproctologista
A coloproctologia é exercida por um médico-cirurgião responsável pela saúde do intestino grosso, reto e ânus. Sua formação é cirúrgica. Realiza em toda primeira consulta o exame proctológico. Exame simples que tem como objetivo avaliar a região perianal, o ânus, o reto e o sigmóide distal. O coloproctologista investiga sinais e sintomas oriundos do intestino grosso, reto, ânus e região perianal, além de conduzir com sabedoria a prevenção do câncer colorretal.
O coloproctologista é um cirurgião especializado em tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças do cólon, reto e ânus. Ele tem formação avançada em todos os problemas do intestino, além de ter tido treinamento por dois anos na especialidade da cirurgia geral.
A Coloproctologia (especialidade exercida pelo coloproctologista) é direcionada aos estudos das doenças do cólon, reto e ânus. Antes conhecida como Proctologia, a especialidade médica passou a ser melhor definida como Coloproctologia por incluir também o diagnóstico e tratamento das doenças do cólon.
Nós, coloproctologistas, tratamos doenças benignas e malignas. Realizamos o exame físico no períneo conhecido como exame proctológico que inclui a inspeção perianal, toque retal, anuscopia e retossigmoidoscopia rígida, além de realizamos também a endoscopia digestiva baixa, a colonoscopia. Esses são os exames que podem definir se o tratamento será clinico ou cirúrgico.
O coloproctologista é o médico mais indicado para fazer as orientações quanto a prevenção e tratamentos das doenças colorretais e anais. O coloproctologista trata doenças como: hemorroidas, fissuras anais, abcessos perianais, fístulas perianais, lesões pós-cirúrgicas do ânus, infecções sexualmente transmissíveis, prolapso retal, constipação, Incontinência anal, tumores benignos e malignos do cólon, do intestino delgado, reto e ânus, doença diverticular do intestino, doenças intestinais inflamatórias específicas e não específicas, tais como retocolite ulcerativa inespecífica e Doença de Crohn e doença pilonidal, dentre outras.
Muitos pacientes ficam em dúvidas, diante de tantas especialidades médicas, qual especialista que eles devem procurar quando tem sintomas anais e intestinais. Duas áreas que geram muitas dúvidas são a coloproctologia e a urologia, praticada por especialistas urologistas.
O urologista trata das doenças relacionadas aos rins, ureteres, bexiga, e das doenças que acometem o aparelho genital masculino formado pelos testículos, vesículas seminais, canal deferente, próstata e pênis.
O coloproctologista faz o exame de toque retal para examinar o reto e o ânus e o urologista utiliza esse exame para diagnosticar doenças da próstata. Esse exame é o principal motivo de confusão. Por isso alguns pacientes com hemorroida procuram o urologista e alguns pacientes com doenças da próstata procuram o coloproctologista.
Isenção de responsabilidade
As informações contidas neste artigo são apenas para fins educacionais e não devem ser usadas para diagnóstico ou para orientar o tratamento sem o parecer de um profissional de saúde. Qualquer leitor que está preocupado com sua saúde deve entrar em contato com um médico para aconselhamento.